terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pelo sim, pelo não...

Virada do ano para 2010 trouxe erros em
                processamento de datas. (Foto: Divulgação)

Final do ano se aproxima. Eis que chega Dezembro, o calor infernal carioca e as decorações de Natal que ano a ano destoam cada vez mais do nosso clima. O excesso de vermelho, justamente nessa época, é um desafio à minha enxaqueca. Diante da imagem de Papai Noel que a toda hora aparece na minha frente seja lá onde eu esteja, acabei sem querer refletindo no meio de um baita engarrafamento na Praça da Bandeira se, por um acaso, ele, o Papai Noel, existisse me visitaria na noite de Natal. Para tanto e por falta do que fazer, ao som de buzinas e apitos de guardas de trânsito, realizei a minha própria retrospectiva 2010:

Consegui terminar o meu curso de italiano que nem Deus sabia se o finalizaria. Ingressei oficialmente no doutorado. Quase não fiz exercícios físicos. Dirigi no limite da velocidade mas avancei muitos sinais. Passei a emprestar meus livros somente mediante uma garantia de que eles seriam devolvidos. Comecei a pintar o cabelo e não contei a ninguém. Decidi fazer terapia. Fui usuária da ração humana por um mês e meio. Menti para os meus alunos dizendo que a prova estava muito difícil. Usei vírgulas indevidamente. Conheci o CERN e a terra de Jorge Luis Borges. Esnobei. Comprei poucas roupas, um Cuco para meus pais de presente, nenhum CD e vinte e sete livros. Li menos da metade, mas detonei em uma semana todos do “Pequeno Nicolau”. Quase não comi fruta. Não fui a Minas ver meus tios e nem a nenhum médico. Experimentei acarajé e a solidão no farol da Barra. Meu filho mais velho foi morar com o pai e eu não chorei. Vi as quatro temporadas do Prison Break direto. Não subestimei e nem idolatrei ninguém além de mim mesma. Entrei no facebook. Engordei 3 quilos. Quase não falei palavrão, mas xinguei a minha sogra. Xinguei uma nora também. Meu cunhado. E mais um punhado de gente que me tirou do sério. Votei na Dilma.Entrei nas aulas de conversação em inglês. Fiz barulho de metralhadora quando vi na televisão os traficantes fugindo da Vila Cruzeiro e entrando no Complexo do Alemão.

A grande questão que me coloquei já na altura do Maracanã é o que ainda daria tempo de se fazer antes da chegada do Natal para que o bom velhinho não só aparecesse como também me entupisse de presentes legais. Ele não virá, eu sei e não me importo. Eu procuro me perdoar diariamente e isso é o que basta. Queria apenas arejar a biografia e deixar vazar alguns pensamentos nada abençoáveis. Mas pelo sim, pelo não e pela incoerência que me persegue, andei chupando manga, comecei ontem a tomar caralluma (um redutor de peso que vai me deixar com o corpo da Gisele Bundchen em menos de dez dias), marquei uma consulta médica, estou lendo Schelling e vou a Minas semana que vem.


------------------------------------

Gostaria de saber dos amigos, o que eles fariam para ganhar presentes na noite de Natal. Vejam bem, não se trata de promessas para o ano que vem e sim para o que dá para ser feito antes deste acabar! Mais alguém quer ficar nu?





23 comentários:

  1. Oi, Elika,

    Ainda bem que você continua escrevendo. Só que o texto está com cara de noite do dia 31 de dezembro. E bem... papai Noel não vai te dar presente não. Você só expiou pecados. Quando a gente fala para o Papai Noel a gente conta como foi uma boa menina.
    Vá em frente!


    Beijos, Elise.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Elise

    E votar na Dilma, não conta?

    :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O meu papai Noel foi acusado de pedofilia. O relógio Cuco foi a maior contribuição dos suíços à humanidade. Quanto às vírgulas:
    "– Qual é a sua posição sobre a vírgula, professor?
    E ele:
    – Sou contra!
    Tese do professor: vírgula qualquer um põe onde quiser. O verdadeiro teste para um escritor é o ponto e vírgula, que, segundo ele, até hoje ninguém soube como usar. Salvo, talvez, o Henry James, que ele obviamente também nunca leu."
    Falando em prisão: Oz é o meu preferido. Sempre vivi como eles vivem, a diferença está no sorriso.
    Não há a menor possibilidade do bom velhinho passar por aqui, principalmente levando em conta que eu aceitei o desafio da nudez explícita.

    Bem, o texto está esplêndido, nos tira para dançar, e tem conversa fácil e bem humorada.
    Beijos e felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Rárrárrááá. Djabal! Vai ficar sem presentes tb???

    Mas, olha, acho que tirou só o boné...

    :-)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eka, para de tomar esta porcaria de caralluma e vai comer fruta e fazer exercício! Fala sério...

    Prefiro quando vc escreve coisas mais divertidas. Como disse a Elise, este post está cara de 31 de dezembro. Mas diz aí o que vc quer do Papai Noel que eu posso pedir para ele entregar aí no Natal. Se bem que eu tb não estou com muito crédito com ele não, mas pelo sim, pelo não...

    Beijos!!! Tata

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!!!

    Bem... algumas coisas nós fizemos iguais:

    VISITAR O CERN !!!!!! UHUUUUL rsrsrsrs
    Votar na Dilma!!!!
    Engordar!!! Dos 62 fiu para os 67Kg!!!! rsrsrs Não vou fazer a conta!!! Ainda tem a ceia de Natal! Putz!

    Eu amo seus textos!!!

    Beijooos!
    Soraia

    ResponderExcluir
  7. Ta,

    O problema é que eu não quero fazer exercícios para emagrecer. Quero andar lentamente pelas ruas coversando com mamãe mas sem compromisso de emagrecer. POsso comer frutas mas quero me entupir de chocotone.

    O caralluma não é para sempre. É só até a chegada do Papai Noel. E falando nele, eu pedi para que ele trouxesse minha irmã querida e meus sobrinhos lindos para mim.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Soraia, toma caralluma para ficar igual a mim e a Gisele Bundchen!!!

    Saudades de nós na Suíça!!!Urrúuúúúúú

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mãe,
    A Tia Tatá está certa! Para de tomar esse negócio para ficar magra e come mais fruta! Vai fazer yoga no Wii! Seu texto está muito legal!
    Só não gostei da parte em que você vota na Dilma...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Naraaaa, dona Naaaraaaa,

    O que a senhorita faria para ganhar o presente do Papai Noel? Ou vc acha que vai ganhar alguma coisa só porque passou de ano direto, toca bem piano, se apresenta super-fofa no teatro???

    E todo o resto??? Vc acha que isso é suficiente para ele, o Papai Noel que é super exigente com as criancinhas?????

    ResponderExcluir
  11. Que sorte! Passei aqui e pude provar mais um texto saboroso, do jeito que os seus sabem ser. Mas esse vinha com um desafio strip search no final! Olha só, nem todo mundo tem sua coragem, fique sabendo!
    Mas, lá vai: Antes do PN (Papai Noel) chegar eu vou ter mais coragem, falar com meus grandes amigos várias vezes (mesmo sem tempo), descer do carro e apertar a mão do cara que fica fazendo malabarismo em cima de uma cadeira super-alta no sinal, cantar junto com o Paul MacCartney pela rua e sacudir a preguiça.
    Fora isso, vou dizer pra você não tomar essa porcaria de remédio-com-um-nome-feio-do-raio (cruz-credo!)Essa tal de Gisele Bundasem num tá cum nada não!
    Andre Nakamura

    ResponderExcluir
  12. André,

    Caralluma não é remédio.

    Vem da natureza. Apenas colocaram um pouco da natureza em cápsulas. Várias modelos super saradas são assim porque tomaram caralluma, foi o que disse o site. Elas era super gordas e ficaram daquele jeito em menos de um mês. Um troço de doido isso.

    Anyway, thanks for your commentary. (aulinhas de inglês bombando!)

    ResponderExcluir
  13. Pelo sim pelo não: vou comprar CARALLUMA!!!!!

    RSRSRSRS

    ResponderExcluir
  14. LK
    Simplismente depoos de ter passado uma temporada fora, e até achar que minha incrível professora de Física não ia mais escrever, me seduzi por esse texto tentador que nos evoca a tão curiosos pensamentos sobre o ano que se passou.

    Olha, se dependesse de mim, acho que o PN, como disseram aí em cima, Santa Claus, para os americanos e Father Christmas para os britânicos-e as aulinhas de inglês bombando- não viria não rs. Minha listinha seria, pegar dez ônibus e visitar 10 amigos diferentes e dizer o quanto são especiais para mim, passar uma semana na casa de cada avó, tentar convencer a família de que eu só estou quieto demais porque eles não param de falar do bendito CEFET, sair, arejar a cabeça, viajar, esquecer de passar o protetor solar que tanto eu sou viciado, andar numa montanha russa, amar e dizer pra todo mundo que: Sim eu sobrevivi a 2010 com enchentes, copa, eleição, violência e técnico. Comprar um gato e colocar o nome de De Broglie haha -

    Um beijo.

    João Pestana

    ResponderExcluir
  15. Do it, John!!!!!

    Beijão enorme cheio de saudades!!!!

    ResponderExcluir
  16. Vejam bem: não é o que vcs fariam antes de morrer e sim antes da chegada do Papai Noel em 2010, para que este, leve presentinhos para vc. Um troço bem mais pé no chão do que vc estão pensando.

    ResponderExcluir
  17. Beijão, LK. Vou te perturbar ano que vem ainda, rs, temos um acordo rs. O pessoal tem medo de Papai Noel, não ligue rs..

    ResponderExcluir
  18. Que pergunta difícil de responder assim, de repente, sogrinha !
    Será que ajudar meu namorado a passar de ano e me formar conta algum ponto com o bom velhinho ? risos :-)
    Saudades de você, do Nelson, e das crianças também. Comprei um esmalte '3D' para a Nara. Levarei aí assim que for possível !

    Grande Beijo :*

    ResponderExcluir
  19. o Papai Noel vai nos levar para aí dia 5/01. Chegaremos um pouco atrasados, mas sabe como é... vc não foi uma menina tão boazinha, revelou alguns pecados e Papai Noel acabou marcando uma manutenção no trenó. Dia 5 olhe para o céu que estaremos chegando! Eeeeee
    E para de tomar caralluma. Vai comer fruta e andar devagar com a mamãe. Esquece o chocotone. bjs Tata

    ResponderExcluir
  20. Ah é! Nara tem toda a razão! A filha tá mais ajuizada que a mãe... Amo a minha sobrinha!Dá tudo que ela quiser neste Natal porque ela merece. A dica da yoga no wii foi demais. Só fiquei imaginando a cena. :-)
    bjs Tata

    ResponderExcluir
  21. Nat!

    Minha norinha fófis!!!

    Ajudar seu namorado lindo a passar de ano não ganha pontos com Papai Noel e sim com Deus. E comigo tb, é claro. eheheheheh

    Saudades de vc tb! Apareça sempre!

    Beijos e thanks pelo comentário carinhoso

    ResponderExcluir
  22. Ta,

    Corta essa. Quem vai trazer vcs nao é o Papai Noel e sim o piloto da TAM.

    Depois que vc aprendeu a dançar toda fantasiada fica me sacaneando. Minha Yoga no Wii é um troço de doido de se ver. Parei porque distendi um músculo do pé, mas voltarei em breve.

    :-)

    Beijos e que venha logo Janeiro!!!!

    ResponderExcluir