quarta-feira, 13 de março de 2013

Conclave Sem Clave II




E a fumaça saiu preta de novo... mas, seja ela branca ou preta não deve ofuscar a atenção dos motivos que levaram Bento XVI a renunciar. Para muitos católicos, foi um gesto de humildade, a renúncia a imortalidade, ao poder. 


Quem conhece um pouquinho só da história da Igreja sabe quantos abusos e crimes foram cometidos por ela em nome do Senhor. Padres se mostraram coniventes com a escravatura; a Inquisição levou à fogueira homens e mulheres,... e não nos esqueçamos que a expressão “santo de pau oco” evoca o contrabando de ouro e diamante recheando as imagens dos santos que viajavam com os sacerdotes. Joseph Ratzinger renunciou durante os maiores escândalos de pedofilia mundo afora e com a revelação da rede de prostituição que opera em Roma que oferece serviços sexuais de seminaristas. (Sei que nada disso diminui o mérito de muitos clérigos que se despojam de ambição e conforto e dão as suas vidas para que outros tenham uma outra melhor.) (Mas isso, infelizmente é só um parênteses dentro de um parágrafo).

Enquanto milhares de fiéis esperam a fumaça branca, eu espero que juntamente com os votos abrasados que viram pó e fumaça preta não sejam também queimados documentos que provam a corrupção no banco do Vaticano e quiçá o mordomo de Bento XVI que botou a boca no trombone. Espero também que o novo papa não fuja de muitas questões como fugiu Joseph Ratzinger porque, caso contrário, seguirá convivendo com a hipocrisia de uma moral contida na doutrina que vai de encontro com a moral vivida pelos fiéis. 

É isso. Desejo, do fundo do meu coração que o novo papa calce as sandálias da humildade (aquelas de pescador tal como usou Jesus), que ele abdique dos títulos honoríficos herdados do Império Romano e assuma com os cardeais de todo o mundo, o mais evangélico de todos os seus títulos oficiais do Papa e que é utilizado para se referir a ele no início das bulas pontifícias: Servus Servorum Dei, que quer dizer, “Servo dos Servos de Deus”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário